quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

As capelas da Notre-Dame

Nas naves laterais da Notre-Dame há um número enorme de pequenas capelas internas em homenagem a diversos personagens, todas elas diversas entre si e, na maioria das vezes, abrigando o túmulo de um bispo, arcebispo ou cardeal. Esse túmulo, porém, não é lúgubre ou assustador, ao contrário, em geral é uma obra de arte em função das estátuas que são colocadas para decorá-los.

Por exemplo, na Capela Saint-Denis está o túmulo do Arcebispo Denis Affre, com uma estátua que o representa.



Quando do movimento revolucionário de 1848 em Paris, Monsenhor Affre foi levado a crer que sua intervenção poderia restaurar a paz entre os rebeldes e as forças militares. Montou uma barricada no Fauburg Saint-Antoine (próximo ao nosso hotel!) levando na mão um ramo verde em sinal de paz. Porém, pelo fato de estar acompanhado por soldados, mal começou a falar foi alvejado pelos revolucionários, que imaginaram ter sido traídos. 




Numa outra capela havia um altar com um ícone de Cristo e sobre ele um tríptico em relevo mostrando (curiosamente, da direita para a esquerda) um anjo e as mulheres que ficaram com Ele nos últimos momentos, a descida da cruz e o recolhimento de Seu corpo num manto.


A estátua sobre o relevo talvez represente a Verônica, pois o tecido em suas mãos pode ser o que foi utilizado para enxugar o rosto de Jesus, sendo hoje chamado de Santo Sudário.

Algumas dessas capelas são bem mais recentes do que a construção da catedral, como a da Santa Infância, ou da Infância Missionária, criada no século XIX.


No altar há uma escultura de Cristo, que preside os trabalhos da Santa Infância, com duas crianças, uma ocidental e outra oriental, mostrando de forma alegórica o trabalho dos missionários que difundiram o catolicismo a leste e oeste da Europa.




Ao fundo há uma estátua de Santa Teresinha de Lisieux, padroeira das Missões, e no relicário, os restos mortais de São Paul Chen, um seminarista chinês beatificado em 1920 e canonizado eno ano 2000.





E pra não dizer que o Terceiro Mundo não tem vez na catedral de Paris, há uma capela dedicada a Nossa Senhora de Guadalupe.











Em praticamente todas as capelas há alguma obra de arte, como pinturas, com cenas da vida de Cristo...











... relevos - no caso mostrando uma cena de batismo...


















... enormes custódias em metal...












... e até lustres do tipo que se usava há séculos atrás.










Aliás, o maior de todos os lustres não estava no seu local correto e sim no chão, passando por restauração.





Nas paredes entre as capelas havia também uma série de peças de arte ou históricas, como um ícone, característico do catolicismo ortodoxo...













... uma placa em homenagem ao milhão de mortos dos diversos países do Reino Unido durante a Primeira Grande Guerra, cuja maior parte está sepultada na França...






... e até o ralo de escoamento de água era uma obra de arte!


Isso sem contar as diversas estátuas, como a de Santa Joana D'Arc, padroeira da França - e das Bandeirantes!...


... e a de um bispo (ou cardeal de Paris, quem manda não anotar na hora!) com um leão aos pés...


... cuja "roupa" é cravejada de pedras preciosas.

Um comentário: